quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Igreja da Luz de Lagos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Igreja da Luz de Lagos está localizada na vila da Luz, em Lagos, na região do Barlavento Algarvio, em Portugal.

Não se sabe em que ano a ermida, hoje capela-mor, foi edificada. Sabe-se, no entanto, que a imagem de Nossa Senhora da Luz foi cativa dos mouros, quando estes frequentavam a baía de Lagos. No zimbório da capela-mor, pode ler-se 1521 e algumas letras góticas, cujo significado se desconhece.

O rei, apôs ter resgatado dos mouros a imagem de Nossa Senhora da Luz, enviou-a para a sua igreja e mandou construir uma defensão em volta da igreja e a fortaleza, para a proteger.

O corpo da igreja foi construído no ano de 1874, sob supervisão de João Marreiros Neto. Na parte de trás lateral norte, encontrava-se o cemitério, local onde hoje se encontra um pequeno jardim. A torre da igreja foi mandada construir pelo povo, que também comprou o relógio da torre.

No corpo da igreja, existiam quatro altares, dois à direita e dois à esquerda. Do lado direito, encontrava-se o altar das almas e São Pedro. Do lado esquerdo, encontrava-se o altar de Nossa Senhora da Conceição, juntamente com a Nossa Senhora da Encarnação (imagem que voltou, entretanto, para a capela de Espiche) e o altar da Nossa Senhora do Rosário, havendo do mesmo lado esquerdo um púlpito.

Na capela-mor, encontram-se Nossa Senhora da Luz e, em cada um dos seus lados, São Romão e Santo Estêvão.

Nesta igreja, existe uma pia baptismal única na região algarvia, com sete quinas que significam os sete sacramentos.

A igreja possui uma localização pitoresca, muito perto do mar, sendo possível contemplá-la em conjunto com este.


Sem comentários: