segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ACOLHEI O EMANUEL QUE VAI CHEGAR

(Leituras - IV DOM ADVENTO Is 7,10-14/Sl.23/Rm 1,1-7/ Mt 1,18-24)


Em nossa preparação para o Natal, a Liturgia desse 4º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização do Plano de Salvação: MARIA E JOSÉ.


Na 1aLeitura, ISAÍAS anuncia uma Virgem, que conceberá o "Deus convosco".


- O filho de Acaz, concebido de uma virgem, foi um bom rei,

consolidou a dinastia de David e se tornou sinal da presença de Deus no meio do povo. Mas criou-se a expectativa de um outro rei, um filho de David, que cumprisse plenamente a profecia e fosse realmente "Deus connosco".


- Desde o início da era cristã, os cristãos viram na figura dessa "virgem" a imagem de Maria, mãe de Jesus; e no "Emanuel" o próprio Jesus, o verdadeiro "Deus- conosco".


A 2ª Leitura, Paulo lembra que Jesus é a boa-nova de Deus há tempos anunciada pelos profetas, nas Sagradas Escrituras, mas judeu de nascimento, da família de David.


LECTIO- No Evangelho, vemos a plena realização da promessa: Jesus é a "Deus- conosco" que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de Salvação.


Ele nascerá de MARIA, esposa de um homem bom, justo e honrado chamado JOSÉ, descendente de Davi.A narrativa da situação de Maria e José não deve ser vista como uma descrição de fatos históricos, mas uma CATEQUESE sobre Jesus .


- Jesus vem de Deus: sua origem é divina. Maria encontra-se grávida por obra do Espírito Santo. A Missão de Jesus presente no nome: o nome "Jesus" significa "Javé salva".Ele mostra que vem de Deus com uma proposta de salvação. O seu Nascimento de uma "Virgem" afirma que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas, enviado por Deus para restaurar o reino de David. José desempenha um papel importante: Pela sua obediência silenciosa, realizam-se os Planos de Deus e confiando na palavra de Deus, no mistério.


- A Virgem Maria nos convida a admirar o que o Senhor operou nela e a acreditar na vitória da vida onde nós só enxergamos sinais de morte.


* No Natal, Deus vem ao encontro dos homens para oferecer a Salvação. Esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para o acolher e para abraçar a sua proposta.


Com Maria e José e como Eles ,somos chamados a ACOLHER JESUS ,a celebrar o Natal, não ficando apenas pela tradição e pelo exterior mas deixando JESUS NASCER em NÓS.

Sem comentários: