quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"Luz do meu Caminho"

 

AFONSO – UM SANTO MISSIONÁRIO PARA OS NOSSOS DIAS

    Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a encontrar? No dinheiro, no poder e prazer que este mundo oferece? Nada disso "mata" a sede de felicidade. Só Deus pode nos tornar  felizes...

Hoje em dia é muito comum pôr tudo no seguro...O único fundamento seguro de nossa existência é Deus...Mas ,nós, Onde depositamos  a nossa segurança e buscamos a  felicidade? O nosso coração foi feito por Deus, e so  n` Ele  encontrará a verdadeira e plena felicidade..S. Afonso é alguém que viveu este ideal e  ensina este caminho .Ele "deixou tudo para possuir o Tudo"(como Ele próprio disse).Ele preocupou-se com as pessoas mais abandonadas e fora da lei da sociedade de Nápoles. O Seu modo de agir fornece um modelo para nossos dias de verdadeira acção regeneradora desse segmento especialmente transviado da sociedade. Procura-se um remédio para a sociedade actual que enfrenta tantas  crises, por se afastar cada vez mais de Deus . O exemplo da vida de Santo Afonso ilumina-nos.

   A fama que Afonso possuía como jovem advogado cresceu quando ele, ja ordenado sacerdote, começou a pregar. Ai, ele descobriu um mundo novo nos arrabaldes pobres da capital, onde viviam os "lazzaroni", mergulhados na miséria, na preguiça, no vício e no crime. Aqueles pobres, pouco assistidos espiritual , Afonso tratou-os com   uma exímia caridade. O quadro é o mesmo de hoje : há gente entregue às drogas, ao crime, ao vício ; teriam tomado um caminho  oposto se o tivesse encontrado  na igreja e escutado os bons conselhos que podem marcar uma vida. Mal ele aparecia no bairro, logo surgia uma multidão ao redor de Afonso: barbeiros, pedreiros, carpinteiros, fabricantes de sabão, feirantes — todos acorriam  a ouvi-lo.

   Depois, em período de repouso em Scala (na montanha) ,descobre o apelo de Deus a fundar esta família missionária espalhada pelo mundo – Os Missionários Redentoristas .que servem esta zona de Lagos desde há 41 anos ,anunciando de "aldeia em aldeia " a Abundante Redenção.

Sem comentários: