sexta-feira, 20 de março de 2009

Bento XVI de visita a África

O Papa Bento XVI efectua a sua primeira viagem ao continente Africano.

Com esta visita, aos Camarões e Angola Bento XVI espera alertar os líderes locais e internacionais para a necessidade da paz naquele continente massacrado por guerras civis ferozes.
No tradicional telegrama que o Papa envia ao Presidente da Itália, ao partir em viagem, Bento XVI fala do "vivo desejo de encontrar os irmãos na fé e os habitantes" de Angola e Camarões.
 
A relação entre os Papas e o grande Continente Africano
 
O primeiro Papa dos tempos modernos a viajar até África foi Paulo VI, que visitou o Uganda de 31 de Julho a 2 de Agosto de 1969. Após esta histórica visita, coube a João Paulo II percorrer praticamente todo o território africano, em 16 viagens apostólicas entre 1980 e 2000.
O Papa polaco passou por 42 países e pelo departamento francês da Reunião, tendo mesmo repetido a visita no caso de 7 países. Começou pelo Zaire, Congo-Brazzaville, Quénia, Gana, Alto Volta (actual Burkina Fasso) e a Costa do Marfim, ao longo de dez dias, em 1980.
A sua última visita aconteceu no 2000, aquando da peregrinação jubilar de João Paulo II ao Monte Sinai, no Egipto.
Nove anos depois, acontece a terceira visita papal, para o território camaronês (1985 e 1995, João Paulo II), e a segunda para o país lusófono.
Esta viagem culmina, de forma mais visível, a constante preocupação de Bento XVI com a Igreja e a sociedade africanas.


Diversão em dobro: compartilhe fotos enquanto conversa usando o Windows Live Messenger.

Sem comentários: