segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A Imagem Peregrina Entre Nós






Desde o início de Outubro que vários membros da nossa paróquia se reuniram para preparar a Visita da Imagem Peregrina de 9 a 22 de Dezembro.

A equipa de acolhimento, em conjunto com a paroquia procurou incutir alguns dos elementos criativos nesta passagem, tal como um hino original, frases para cada evento, gestos simbólicos e celebrações variadas durante os quatorze dias.

No dia 9 de Dezembro, o Grupo de Oração do Renovamento Carismático de Lagos - Servos de Maria , celebrou em Almádena, aos pés da Imagem Peregrina, o seu aniversário. Foi uma tarde riquíssima de partilha de fé e oração. No dia 10 houve a celebração dos doentes e visitámos doentes do domicilio. No dia 11 houve a celebração das famílias à noite.

Na quarta feira dia 12, a Comunidade de Almádena participou animada na celebração final com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Pelas 20:30, realizou-se a procissão de velas pelas ruas de Almádena, numa noite fria mas aquecidos pelo calor humano e pelo entusiasmo da fé. OS Bombeiros de Lagos transportaram a Imagem Peregrina até junto da Quinta dos Areões -Espiche . Ali, a comunidade local acolheu em Festa Maria e seguiu-se a procissão de velas até à Capela local onde houve uma breve celebração de acolhimento.
No dia 13, quinta feira, houve adoração Eucarística e na Sexta feira Celebração da reconciliação com a presença dos Exploradores dos Escuteiros que se preparavam para o Raid nocturno que realizaram de seguida.

No Sábado, dia 15 pelas 14,30, as crianças tiveram um encontro de reflexão e oração em que foram sensibilizados para o modelo de vida cristã dos pastorinhos e a actualidade da mensagem. No domingo, dia 16, a presença da Imagem peregrina conheceu o momento mais alto desta sua visita: Pelas 14,30, iniciou-se a procissão com a imagem da Igreja para o Lar da Misericórdia, e ali foi celebrada a Eucaristia do 3º Domingo do Advento - Domingo da alegria ,tendo sido uma celebração de solidariedade e de comunhão da comunidade cristã para com o Lar.

Após a celebração, a Imagem peregrina voltou à Capela. Na Segunda feira , a Imagem peregrina continuou em Espiche, tendo sido rezado o Terço . Pelas 20 h, iniciou-se a Celebração Final em Espiche e dali a imagem seguiu em carro dos para a Rotunda da Avenida do Infante onde a comunidade da Luz esperava a Mãe peregrina seguindo dali em procissão de velas.

“Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor ?“ (frase de Maria a Isabel aquando da visita daquela à sua prima ). Foi assim que a comunidade da Luz acolheu Maria com esta frase. Com grande sorte , numa noite calma e não muito fria nem chuvosa, a comunidade da Luz recebeu em Festa a Imagem peregrina, com a Ave Maria de Schubert e uma encenação com Maria e os pastorinhos.
Após a procissão de velas, pela avenida do Infante, em que se rezou o Terço com as crianças, as famílias, as catequistas, os ingleses e os jovens, chegámos à Igreja Paroquial onde o P. Acácio nos anunciou a Missão Redentorista numa pequena celebração festiva .
Nos dias seguintes, houve abertura da Igreja das 11 h Às 23 h,Eucaristia, adoração e Terço diário, bem como celebrações temáticas todas as noites. No dia 22, ocorreu a Celebração Festiva de Encerramento na Luz, que culminou com a entrega da Imagem a Barão de S. Miguel pelas 17,30.




Sem comentários: