Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio,onde tudo se compra e tudo se paga ... Diante dessa realidade, muitos perderam o valor da GRATUIDADE e da GRATIDÃO.A Liturgia de hoje apresenta-nos o pensamento de Deus.Vejamos alguns aspectos concretos :
Judeus e Samaritanos juntos e solidários:Dois povos adversários, unidos pela desgraça e pela dor. A luta pela vida supera as diferenças religiosas, políticas ou raciais. E em conjunto vão à procura de Jesus: "Tem compaixão de NÓS".
A Lepra desaparece "no caminho": A Acção libertadora de Jesus é um processo progressivo, no qual o crente vai descobrindo e interiorizando os valores de Jesus, até à adesão plena às suas propostas e à efetiva transformação do coração.
Só um volta para agradecer:O Leproso curado volta "glorificando a Deus em alta voz".Reconhece Jesus como libertador e está disposto a segui-lo.Agradece e acredita, por isso recebe mais: "Vai a tua fé de salvou".A fé dos demais chega até a cura; a sua fé chega até a Salvação.
"E é um Samaritano" (estrangeiro)Os "de casa" não sentem necessidade de agradecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário