quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aprender a Agradeçer!

Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio,onde tudo se compra e tudo se paga ... Diante dessa realidade, muitos perderam o valor da GRATUIDADE e da GRATIDÃO.A Liturgia de hoje apresenta-nos o pensamento de Deus.Vejamos alguns aspectos concretos :

Judeus e Samaritanos juntos e solidários:Dois povos adversários, unidos pela desgraça e pela dor. A luta pela vida supera as diferenças religiosas, políticas ou raciais. E em conjunto vão à procura de Jesus: "Tem compaixão de NÓS".

A Lepra desaparece "no caminho": A Acção libertadora de Jesus é um processo progressivo, no qual o crente vai descobrindo e interiorizando os valores de Jesus, até à adesão plena às suas propostas e à efetiva transformação do coração.

Só um volta para agradecer:O Leproso curado volta "glorificando a Deus em alta voz".Reconhece Jesus como libertador e está disposto a segui-lo.Agradece e acredita, por isso recebe mais: "Vai a tua fé de salvou".A fé dos demais chega até a cura; a sua fé chega até a Salvação.

"E é um Samaritano" (estrangeiro)Os "de casa" não sentem necessidade de agradecer.

O estrangeiro volta para agradecer. A graça de Deus é mais valorizada por quem não pertence à Comunidade...  - O que nos diz esse facto? Provavelmente que precisamos de acolher os infiferentes e até os adversos,abrir o coração a todos e sobretudo ser missionários hoje.Este é o espirito do mês missionário que estamos a viver. Por isso, irmãos nossos estão em Vila Nova de Gaia com o Pároco a participar no colóquio missionário Redentorista : " A esperança em acção" .É também a esperança o tema de fundo da Mensagem deste ano deste mês missionário.
 
 

Sem comentários: