Leit - RS 19,16b.19-21)/Salmo 15 Gl 5,1.13-18); Lc Lucas 9, 51-62
Elias foi um instrumento de Deus para que o Senhor chamasse Eliseu. A resposta foi pronta e generosa. Foi em casa, sacrificou os bois, que utilizava na antiga profissão."Cortou todas as amarras" para dar-se ao projeto de Deus.
Eliseu é um homem normal, a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias..
A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é escolha LIVRE.Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade.
Cristo exige de seus seguidores três qualidades:
Disponibilidade pronta e total ;
Desprendimento: renunciar seguranças humanas;
Perseverança: Não voltar atrás...
Deus ainda hoje continua a chamar, continua a propor aos seus seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia a nós mesmos, aos nossos interesses, ao nosso orgulho, e um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o amor até às últimas conseqüências.
Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO, mandato... Não será Elias... nem Jesus Cristo a nos chamar...Deus poderá servir-se de um facto, de uma necessidade, do convite de uma pessoa.(Para um Retiro, para um Movimento... para uma Pastoral...)
Qual é a nossa resposta aos convites, aos chamamentos de Deus ?Será que ele pode contar de facto com cada um de nós?
Nas comunidades Redentoristas ,celebra-se a Mãe do Perpétuo Socorro,mãe de ternura .Que Ela nos abençoe a todos e nos faça mergulhar no mar infinito do amor de Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário