sexta-feira, 25 de junho de 2010

AS EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO DE JESUS

Leit - RS 19,16b.19-21)/Salmo 15  Gl 5,1.13-18); Lc  Lucas 9, 51-62         

                                        

Elias foi um instrumento de Deus para que o Senhor chamasse Eliseu. A resposta foi pronta e generosa. Foi em casa, sacrificou os bois, que utilizava na antiga profissão."Cortou todas as amarras" para dar-se ao projeto de Deus.

 

Eliseu é um homem normal, a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias..

A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é escolha LIVRE.Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade.

Cristo exige de seus seguidores três qualidades:

Disponibilidade pronta e total ;

Desprendimento: renunciar seguranças humanas;

Perseverança: Não voltar atrás...

 

Deus ainda hoje continua a  chamar, continua a  propor aos seus seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia a nós mesmos, aos nossos interesses, ao nosso orgulho, e um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o amor até às últimas conseqüências.

 Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO, mandato... Não será Elias... nem Jesus Cristo a nos chamar...Deus poderá  servir-se de um facto, de uma necessidade, do convite de uma pessoa.(Para um Retiro,  para um Movimento... para uma Pastoral...)

  

Qual é a nossa resposta aos convites, aos chamamentos de Deus ?Será que ele pode contar de facto com cada um de nós?    

  

Nas comunidades Redentoristas ,celebra-se a Mãe do Perpétuo Socorro,mãe de ternura .Que Ela nos abençoe a todos e nos faça mergulhar no mar infinito do amor de Deus.

 

Sem comentários: