segunda-feira, 8 de março de 2010

"Descalça as sandálias...e deixa que Ele te converta"

Leituras- Ex 3,1-8.13-15 ; Sl.102   ; 1Cor 10, 1-6.1-12; Lc 13,1-9

 

    A Liturgia desse 3o domingo de Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO  que é um longo processo de renovação em que devemos nos desfazer de uma porção de coisas, para tornar possível em nós a "libertação". Devemos tirar as cômodas sandálias que calçamos, para pisar com mais segurança os caminhos sagrados do Senhor...

 

A 1a Leitura narra a Vocação de MOISÉS. Inicialmente, Deus se manifesta na sarça ardente e manda tirar as sandálias.  Deve pisar o pó de onde veio. A Sua grandeza vem só de Deus .

  - Depois, confia a Moisés a missão de libertar o seu povo.Assim começa a longa marcha dos hebreus através do deserto. O Deserto foi o tempo e o local de uma longa Quaresma, onde Deus purificou o seu povo dos costumes pagãos e o conduziu a uma religião mais pura e à posse da Terra Prometida...   O Êxodo do Povo de Deus é figura do caminho de conversão,  que o cristão é chamado a realizar, de modo especial na Quaresma.   O Deus libertador exige de nós uma luta permanente contra tudo aquilo  que nos escraviza .

 

Na 2a Leitura, São Paulo recorda os fatos extraordinários  realizados por Deus no deserto em favor do seu povo e faz uma advertência contra a falsa segurança religiosa deles . Averdadeira vivência cristã não é apenas   a participação regular nos sacramentos,   mas uma vida de comunhão com Deus, que stransforma em gestos de amor e partilha com os irmãos.

   O Evangelho é um forte apelo à CONVERSÃO.   O Texto fala de 2 acontecimentos trágicos daqueles dias:  a matança de Pilatos... e a queda da torre de Siloé: 18 mortos.

   - Jesus não concorda que a desgraça é sinal do castigo de Deus,pelo contrário, é um apelo de conversão aos sobreviventes:Vocês pensam que eles eram mais pecadores do que vocês? "Se vocês não se converterem, morrerão todos do mesmo modo..." Rejeitar a acção salvadora de Deus, oferecida em Jesus é pior que um desastre. Leiamos também tantos sinais que Deus nos vai dando hoje e não fechemos nem os ouvidos nem o coração à conversão porque Ele quer-nos felizes.

       Neste domingo da Caritas ,saibamos ser sensíveis ao sofrimento e opressão do nosso, vendo a sua dor e os seus gritos,louvando o Senhor por ter nascido na Paróquia o grupo sócio- caritativo.

Sem comentários: