terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EPIFANIA - NASCEU PARA TODOS

 

    O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade. Sem fronteiras.Os magos  demonstram que os que procuram conseguem encontrar. Sabem ler os sinais dos tempos e entendem que a salvação da humanidade não está no poder, mas na simplicidade, na ternura. Onde está Jesus para mim? Onde O procuro? Descubro as estrelas que mostram a presença de Jesus no mundo  e no meu ambiente?

    Os pagãos, ainda que não conheçam as Escrituras, estão atentos  aos sinais do céu.
Herodes e os seus conselheiros, que as conhecem, não descobrem Jesus nelas nem querem encontrá-l'O .  E eu, Vivo a minha fé como hábito ou como busca?

    O texto dos magos, exclusivo de Mateus, ajuda-nos a compreender que a Jesus se chega também por caminhos diferentes do caminho religioso. Os que estão longe procuram mais e melhor a verdade que os que acreditam já tê-la .
A  verdade e da luz põem-nos em movimento para buscar, descobrir e manifestar Jesus.    No caminho, eles buscam, questionam-se, acreditam, adoram, oferecem,transformam-se

     Pôr-se a caminho supõe desprendimento, risco, desinstalação, confiança,  sair de si mesmo, deixar seguranças, superar medos, aceitar a surpresa e a novidade. É necessário pôr-se a caminho para nos encontrarmos com Jesus. Encontrá-l'O é a maior alegria. Quem busca encontra o Menino envolto no abraço que O faz viver.

     Os magos sentem necessidade de adorar. A verdadeira adoração não é um sinal é "em espírito e em verdade", supõe um  compromisso e uma entrega radical. A adoração implica a oferenda de dons.. E eu ? Porque adoro a Deus?Que dons Lhe ofereço?

    REIS- EPIFANIA- E nós, ofereçamos esperança, alegria, acolhimento, amizade, carinho, encontro, ternura, bondade, solidariedade, paz, luz, beleza, amor...
Recebamos o presente da palavra oportuna, a mão amiga, as dificuldades superadas.
Os magos ofereceram o melhor que tinham. Ofereceram-se a si mesmos.
Todos somos chamados a colaborar na manifestação de Jesus ao mundo.
Jesus é o maior presente que podemos receber e oferecer.

O encontro com Jesus muda a vida. A capacidade de seguir outro caminho é símbolo de conversão. Quem encontra Jesus descobre que a sua vida segue uma nova direcção, que o voltar a casa, ao interior de si mesmo, ao sentido da vida, acontece por um
caminho novo. Há sempre estrelas a brilhar no nosso horizonte.
Podemos sempre tentar ser estrelas no horizonte dos outros
.

Sem comentários: