sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O DIA DA PARÓQUIA ESTÁ AI - CAMINHAMOS JUNTOS ...

 

 

Caminhar para onde ? Caminhar por onde ? Caminhar para quê ?Caminhar para uma maior igualdade entre os povos e as pessoas, é a mensagem da conversão. É a utopia cristã da fraternidade universal! É o apelo de S. João Baptista , hoje e sempre. É actual. Ele é utópico, nós também somos utópicos? Sim, somos! Mas são as utopias que nos permitem viver e podem transformar o deserto em terra fértil. Tornemos realidade este sonho na nossa paróquia !

 

    Hoje, S.  Lucas começa por recordar que João Baptista aparece num momento preciso da história da humanidade, o marco histórico-geográfico no qual se desenvolve. A salvação de Deus não é algo que sucede à margem da história, da vida de cada dia, dos problemas, preocupações, esperanças e alegrias das pessoas. Para o Deus que chega com o dom da salvaçã,o devemos preparar o caminho no hoje da nossa história.

 

      A Palavra de Deus não se dirige aos poderosos da terra. Os Tibérios, Pilatos, Herodes, não estão capazes de a escutar. A Palavra, destinada a todos, vem sobre quem não pertence a nenhuma hierarquia, não tem dinheiro nem poder, dá testemunho de austeridade e humildade e não põe obstáculos ao seu caminho. Essa Palavra é viva e vem  no deserto das nossas vidas  torna-se, lugar de silêncio, de reflexão, de encontro amigável com Deus.

 

    Meditando a Palavra ,vamos assumi-la preparando o caminho ;eis  um programa para todos nós. A preparação consiste em igualar as relações humanas, que têm de passar da desigualdade à igualdade, da injustiça à justiça, do rancor ao perdão, dos "diz que disse "à verdade e à caridade fraterna. Onde houver montes de soberba, egoísmo e injustiça, ponhamos humildade, solidariedade e caridade. Onde houver colinas de vaidade, ambição e inveja, ponhamos bondade, sinceridade e perdão. Tornamos possível a passagem de Deus pelas nossas vidas pessoais, familiares, laborais, religiosas, sociais...?

 

    A salvação que Jesus nos traz é para todos. Para  acolhê-la há que preparar o caminho e perguntar QUE FAZER para "aplanar", "abater", "endireitar" caminhos... no nosso caminho pessoal e comunitário. Jesus traz-te o amor, a paz, a liberdade. Verás a salvação, encher-te-á de salvação, sentir-te-ás salvo .E agora que tens que fazer? Pois converter-te em salvação de Deus para os outros. E verás claro a tua IDENTIDADE, viverás UNIDADE E darás TESTEMUNHO.

 

      Com o Apóstolo , a nossa Paróquia diz: "TENHO PLENA CONFIANÇA DE QUE AQUELE QUE COMEÇOU EM VÓS TÃO BOA OBRA há-de levá-la a bom termo até ao dia de Cristo ."

Sem comentários: