segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alegrai-vos no Senhor que vai chegar

"REJUBILA, SOLTA BRADOS DE ALEGRIA. O TEU SALVADOR ESTÁ NO MEIO DE TI. PERMANECEI SEMPRE ALEGRES NO SENHOR".
 
O Senhor está próximo. A sua paz guarda o teu coração.
O terceiro domingo do advento é conhecido como o "Domingo da ALEGRIA".

A chegada do Senhor no Natal, que se aproxima, provoca em nós uma profunda alegria.

 

A alegria cristã é sinal visível da presença do Ressuscitado na comunidade. No mundo de desespero e angústia, somos chamados a testemunhar a alegria que brota da fé.

   A 1a Leitura é um convite à ALEGRIA porque foi revogada a sentença que condenava Judá. O próprio Deus estará no meio do povo, como Salvador. "ALEGRA-TE de todo o coração, cidade de Jerusalém...não tenhas medo, Sião...O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador..." (Sf 3,14-18) (Palavras semelhantes são pronunciadas a Maria pelo anjo...)* A fonte da alegria cristã é a certeza de que Deus nos ama e está no meio de nós com uma proposta de salvação e de felicidade.

 

O Salmo reforça o motivo da ALEGRIA: "Alegrai-vos, habitantes de Sião, porque é grande   em vosso meio o Deus Santo de Israel..." (Is 12,6)Na 2a Leitura, Paulo recomenda aos filipenses ALEGRIA, num momento em que eram perseguidos e ele próprio estava na prisão.

"Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos...  (Fl 4,4-7)*

 

    No Evangelho, João Batista anuncia ALEGRIA pelo Salvador que vem,mas está preocupado com os pecados que podem estragar tudo...E faz um veemente apelo à CONVERSÃO...  (Lc 3,10-18)- O Povo acolhe o apelo e pergunta:

 

"E nós, o que devemos fazer?"A partilha, a justiça, a não violência que gera a paz são também desafios para nós como comunidade …Vamos assumi-los .Vamos olhar para a nossa Paróquia que acaba de celebrar em festa o seu dia e ver a realidade - que grupos temos ? Como caminhamos para continuarmos cada dia a orar dizendo :Senhor ,que devemos fazer?

Sem comentários: