segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"O NOSSO REI É SANTO E TESTEMUNHA DA VERDADE"

 

A festa de Cristo-Rei do Universo foi instaurada por Pio XI a 11 de  Março de 1925. Corriam na Europa ares anticlericais e republicanos. Com esta festa pretendia-se afirmar a soberania de Cristo e da Igreja em todas as esferas da vida humana. O Concílio Vaticano II modificou o sentido desta Festividade.

 

Para Jesus o Reino de Deus, aquele que esperava e anunciava, é aquilo que ocorre    quando Deus reina, em vez de outro poder qualquer. Significa que a paz, a justiça e o amor reinam entre os seres humanos e na natureza. Se a esperança activa do reino de Deus foi o decisivo, o fundamental para Jesus, assim o tem de ser também para nós.

 

O reino de Jesus, reino de justiça e serviço, deve crescer no meio das pessoas e do mundo. Jesus não fugiu do mundo nem convida ninguém a fugir dele. "O meu reino não é deste mundo" não deve levar-nos a despreocupar-nos e evadir-nos.

 

Somos chamados a colaborar na construção de um Reino que não se identifica com os poderes deste mundo mas que temos que começar a realizar aqui e agora. A isso se dedicou Jesus.  Escutar não é só ouvir, mas comprometer-se com a Pessoa e a forma de actuar de Jesus. Põe em nossas mãos a tarefa de construir o seu Reino no mundo e na vida dos homens e mulheres, transformando-o de acordo com o desejo de Deus.

 

A NOSSA PARÓQUIA prepara-se para celebrar o seu dia e segue o lema da Diocese: "Permanecer com Maria em Cristo" ; vamos reflectir sobre a nossa IDENTIDADE,  reforçar a nossa UNIDADE E dar o nosso TESTEMUNHO.

Sem comentários: