segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE EUCARISTIAS E SACRAMENTOS

 

1-Normalmente, não há intenções nas Eucaristias dos dias festivos – Páscoa, Natal, Pentecostes, Festa do Padroeiro(a),Festa da 1ª Comunhão , Profissão de fé ,Crisma e dia da Paróquia.

 

2–Na Igreja Paroquial ,a Eucaristia Dominical será "pro popolis"mas podendo haver intenções de defuntos nas Capelas de Espiche e Almádena sem interferir ,no entanto, com as Festas da Catequese ou outras previstas nessa Eucaristia.

  

3-Com motivo justificado e bem reflectida a situação, a Eucaristia do 7º dia pode ser num dia de segunda feira ou outro a combinar pontualmente com o Pároco.

 

4-O estipêndio (donativo) não é um pagamento mas uma OFERTA como tal pode ser dado uma quantia ao critério da pessoa observando sempre o ponto de referência da Conferência Episcopal Portuguesa e da Diocese (10 Euros). 

 

5-Devemos estar atentos à linguagem que usamos como cristãos que pode levar as pessoas a equívocos: não se diz o padre vem "dar missa" mas presidir; nós não vamos "assistir à missa" mas PARTICIPAR e CELEBRAR. Não vamos "pagar a missa" mas deixar um estipêndio ou um donativo .

  

6 –Os matrimónios serão normalmente entre as 12h e as 14h ,sobretudo em tempo de catequese para não prejudicar a mesma.  

  

7 –Os Baptismos são , normalmente no último domingo do mês e na Igreja Paroquial salvo algumas excepções justificáveis. Por exemplo, no Advento e Quaresma só em casos especiais e nas Capelas de Espiche e Almádena quando solicitado e em situação conveniente.

 

8- OS funerais podem, em caso de necessidade, ser presididos por leigos.

 

 

Paróquia da Senhora da Luz –Ano Pastoral 2009-2010

Sem comentários: