sexta-feira, 22 de maio de 2009

Diácono António de Freitas será ordenado sacerdote no dia 31de Maio 

 

Foto > Samuel MendonçaO próximo dia 31 de Maio será particularmente festivo para a Diocese do Algarve, não só por se celebrar em toda a Igreja a solenidade do Pentecostes, que no Algarve é igualmente dia de festa por se assinalar o dia da Igreja diocesana, mas também porque será o dia da ordenação sacerdotal de mais um dos seus membros. A entrada do diácono António de Freitas, de 25 anos, para o colégio presbiteral algarvio acabou de ser anunciada pelo Bispo do Algarve na Missa Crismal a que presidiu na Sé Catedral de Faro na presença de quase todo o clero algarvio, de alguns sacerdotes de fora da diocese que colaboram no trabalho pastoral do Algarve nesta Semana Santa, dos religiosos, dos seminaristas e de muitos cristãos que quiseram participar na celebração.

A ordenação sacerdotal, motivo de acção de graças a Deus pela Igreja algarvia, decorrerá pelas 17 horas naquela igreja-mãe da diocese, tendo o Bispo do Algarve pedido aos cristãos algarvios que até lá "acompanhassem de modo particular" com a oração o diácono António de Freitas. "Pedi insistentemente ao Senhor da Messe que faça surgir na Igreja vocações de consagração", acrescentou D. Manuel Quintas.

Este será o segundo sacerdote a ser ordenado no Algarve no decorrer do presente ano pastoral de 2008-2009. O primeiro foi o padre Miguel Mário Neto, no passado dia 07 de Dezembro, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Para o futuro sacerdote da Igreja do Algarve, natural de Albufeira, aquele templo assume particular importância na sua caminhada vocacional, por ter sido também ali realizada a sua ordenação diaconal no dia 5 de Outubro passado.

Recorde-se ainda que o diácono António de Freitas, actual prefeito do Seminário de São José de Faro, assistente regional-adjunto do CNE – Corpo Nacional de Escutas e membro do Sector da Pastora Juvenil da Diocese do Algarve, só poderia ser ordenado presbítero depois de Abril, em virtude de se respeitar o prazo de 6 meses, recomendado entre as ordenações diaconal e sacerdotal.

Na véspera da ordenação presbiteral, dia 30 de Maio, decorrerá, pelas 21.30 horas, na sua igreja paroquial, a matriz de Albufeira, uma Vigília de Oração pelo futuro sacerdote. Já depois de ordenado, o padre António de Freitas, celebrará, pelas 17 horas, a sua missa nova no dia 7 de Junho na mesma igreja.

Fonte: Folha do Domingo
 
 

Sem comentários: